quinta-feira, 19 de julho de 2012

LUIZA E A DEMOCRACIA MERECEM O NOSSO RESPEITO


Adriano Naval 18 de Julho de 2012 22:43
COMPARTILHANDO A PEDIDO DE UMA AMIGA 

LUIZA E A DEMOCRACIA MERECEM O NOSSO RESPEITO

JEANIA MARIA
Ex-aluna do Rangel Pestana e jornalista
Duas aulas com diferentes propostas. De um lado um Estado Totalitário, intransigente e desrespeitoso com o livre arbítrio e com o voto popular. Do outro a democracia , liberdade de expressão e exercício de cidadania. Assim pode ser definida a queda de braço entre a Secretaria Estadual de Educação e os mais de quatro mil cidadãos conscientes de seus direitos. 
Um espetáculo emocionante de se ver, mas infelizmente para recordar os tempos amargos da Ditadura. O cenário está bem perto de todos nós, no coração de Nova Iguaçu, ou seja, no Instituto de Educação Rangel Pestana (IERP), a maior escola de formação de Professores da Baixada Fluminense e a primeira a eleger no Brasil um diretor de escola.
Desde o inicio de junho, quando a diretora foi exonerada, os alunos, professores e funcionários do IERP estão questionando a Secretaria de Educação. A diretora Luiza Leopoldina da Silva foi exonerada sob a alegação de que não teria apresentado no prazo o censo escolar/2011. Não foi por má administração financeira de um orçamento de mais de R$ 100 mil reais, muito menos pedagógica. O motivo é burocrático e de um papel que não teria sido entregue no prazo, fato inclusive desmentido por toda a escola que se mobilizou para provar que as intenções da Secretaria são “outras”. 
Os relatos são os piores possíveis: perseguição, cassação do direito de defesa, lei do silêncio, jornalistas ameaçados, delação, força policial... Mais repugnante ainda é a forma como os emissários da Secretaria estão tratando servidores que provaram que sua existência no Estado não foi inútil como é o caso de muitos burocratas. Os relatos da falta de respeito com a diretora Luiza da Silva são nauseantes. Deveriam observar que em anos de magistério ela soube ensinar a milhares de alunos o que é respeito, democracia e exercício da cidadania. 
Mas como os ditadores são sempre iguais, desconhecem o valor do patrimônio humano e o significado do termo dedicação ao trabalho. Desconhecem também que respeito abre páginas amorosas no facebook. Tudo isso, com certeza, causa muito desconforto a quem não tem tamanha popularidade e reconhecimento público de seu trabalho, coisa rara de se ver no funcionalismo público.
Mas nada disso está abatendo aquela brava e educadíssima gente brasileira que está provando o quanto os livros de História são perigosos para aqueles que querem restabelecer um Regime de Exceção. Ações de cidadania incomodam muito, mas é um belíssimo espetáculo da Democracia. 
Os jovens do Rangel Pestana estão, sozinhos (sem nenhum partido político entre eles), lutando por seus direitos de forma heroica e educada, para fazer valer os impostos que pagam os salários de todos os funcionários da Secretaria de Educação e até do governador, dos deputados estaduais, federais e vereadores. Enfim aqueles que deveriam respeitar os direitos do cidadão e defendê-los diante de qualquer ameaça a normalidade democrática. Aqueles jovens e futuros educadores estão dando aula ao povo da Baixada e provando o quanto estão capacitados para ensinar as próximas gerações e até mesmo aos que “já passaram do ponto”. 
Luiza e os professores deveriam estar sendo elogiados e não ameaçados. Afinal quem aguentaria por tantos anos na mesma escola os filhos dos outros para a árdua tarefa de educar? Quem pode, provavelmente, fugiria para a França. A atitude intransigente da Secretaria Estadual de Educação nos faz lembrar as imagens de um certo blog, em algumas noites de Paris de um governador com a primeira dama e seus sapatos, cujo único par custa, em média, a vida de uma dúzia de professores. 
Este é um ano eleitoral, uma guerra onde pouco importam as armas utilizadas. Para os parasitas da nação, o IERP não é uma escola. Com dinheiro para merenda e quatro mil famílias, para eles o local é perfeito para um escritório eleitoral de apadrinhado político. E se não é isso tá na hora da Secretaria provar que tudo que lemos nos jornais, há anos, agora tem uma honrosa exceção. Basta respeitar o mandato obtido através do voto popular que elege tanto uma diretora de escola quanto um governador. 
A todos bravos heróis do IERP coloco a disposição todas as minhas listas de emails, colecionadas em anos de trabalho, para divulgar esta luta e clamo a toda a população que faça o mesmo. Trata-se do futuro de muitas gerações e isso não é brincadeira eleitoral.


ADSUMUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário